O diretor americano Wes Anderson irá receber o prêmio Glory Cartier para Filmmaker no 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza. O prêmio é dedicado a personalidades que tenham contribuído de maneira original com o fazer cinematográfico contemporâneo. A cerimônia de premiação será realizada 1º de setembro, às 14h30, no Palazzo del Cinema, antes da exibição de seu novo filme, The Wonderful Story of Henry Sugar. O trabalho de 40 minutos será lançado mundialmente pela Netflix e já era uma das apostas para estreia em Veneza.
O filme é fielmente adaptado do longo conto Wonderful Story of Henry do britânico Roald Dahl. Não é o primeira vez que Anderson trabalha com a obra do escritor, Fantastic Mr Fox (2009) foi baseado na obra homônima do autor. Bastante conhecido livro de Dahl é Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolates que deu origem a dois longas: Willy Wonka e Fábrica de Chocolates (1971), Mel Stuart e o filme homônimo de 2005, dirigido por Tim Burton
O novo filme de Anderson conta a história de um homem rico fica sabendo de um guru que consegue ver sem usar os olhos. Ele se propõe a dominar essa habilidade para trapacear no jogo. A produção é estrelada por Ralph Fiennes, Benedict Cumberbatch, Dev Patel, Ben Kingsley e Richard Ayoade.
"Wes Anderson é um dos poucos diretores cujo estilo único e inconfundível pode ser reconhecido com apenas um quadro", anunciou o diretor artístico festival Alberto Barbera. "Os mundos criados pelo diretor são plausíveis, mas completamente imaginários e fictícios, sustentados por um humor surreal e um gosto desconcertante pelas vicissitudes de famílias desajustadas, pais ausentes e mães imperturbáveis. Um cinema excêntrico e altamente idiomático que é sempre perfeitamente divertido e agradável", afirma ele.
Anderson é frequente nos festivais, mas esse é o seu debute em Veneza. Em Berlim estreiou quatro filmes e ganhou o Urso de Prata de Grande Prêmio do júri por O Grande Hotel Budapeste (2014) e por Isle of Dogs (2018) recebeu o Uso de Prata de melhor diretor. Em maio deste ano exibiu em Cannes Asteroid City, estelado por Tom Hanks, Margot Robbie, Scarlett Johansson, Adrien Brody e Steve Carrel. O filme concorreu à Palma de Ouro. O americano coleciona onze filmes em sua carreira.
Já ganharam o prêmio Glory para Filmmaker Ridley Scott, Abel Ferrara, Costa-Gavras e Zhang Yimou. O festival de Veneza acontece de 30 de agosto de 9 de setembro de 2023.