O ator Michael Douglas vai receber durante a cerimônia de abertura, na terça-feira (16), a palma de ouro honorária pelo seu engajamento na sétima e arte e pelo reconhecimento em sua carreira. Já receberam o prêmio a realizadora francesa Agnès Varda, a atriz americana Jodie Foster e o diretor português Manoel De Oliveira.
Douglas pisou pela primeira vez no tapete vermelho na Croisette com The China Syndrome (1979), do diretor James Brigde, estrelado por Jane Fonda e Jack Lemon. Este último ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes naquele ano.
Em 1992, mais uma vez o americano esteve no balneário francês com Basic Instinct, dirigido por Paul Verhoeven, estrelado por Sharon Stone. No ano seguinte, o ator apareceu mais uma vez na Croisette em Falling Down (1993), de Joel Schumacher. Dez anos depois, o ator volta ao festival em Behind the Candelabra (2013) para dar vida ao virtuoso e flamboyant pianista Liberace com Matt Damon no elenco e dirigido por Steven Soderbergh.
Michael Douglas trabalhou como ator com os grandes nomes da indústria cinematográfica como Robert Zemeckis em Romancing the Stone (1984), Ridley Scott em Black Rain (1989) e Barry Levinson em Disclosure (1994). Mas foi com Oliver Stone que ele ganhou o Oscar de Melhor Ator em 1987 por sua interpretação de Gordon Gekko, um corretor ganancioso de Nova York em Wall Street (1987). A sequência de Wall Street: The money never sleeps (2010) foi exibida fora da competição no 63º Festival de Cannes.
O 76° Festival de Cinema de Cannes acontece de 16 a 27 de Maik de 2023