top of page
Humberto Moureira

Jeanne du Barry, da diretora Maïwenn, estrelado por Johnny Depp, é o filme de abertura em Cannes


Jeanne du Barry (Maïwenn) e Johnny Depp (Louis XV) em Jeanne du Barry © Stéphanie Branchu / Why Not Productions

Com Johnny Depp no papel do rei Luís XV, o filme Jeanne du Barry de Maïwenn foi selecionado para abrir o 76º festival de cinema de Cannes. No novo trabalho, a atriz e também diretora interpreta a personagem-título ao lado Benjamin Lavernhe, Melvil Poupaud, Pierre Richard, Pascal Greggory, India Hair e mr. Deep que após um hiato de três anos volta às telas.


A narrativa toma contorno através de Jeanne Vaubernier (Maïwenn), uma jovem mulher da classe trabalhadora sedenta de cultura e prazer. Ela usa a inteligência e sedução para subir um a um os degraus da escada social e se torna estimada e a favorita do Rei Luís XV que, sem ter consciência da sua sobrevivência como de cortesã, recupera através dela o seu apetite pela vida. Os dois se apaixonam loucamente e contra os protocolos de propriedade e etiqueta, Jeanne escandaliza a corte, quando se muda para Versalhes.


A realizadora, atriz, produtora e roteirista fez sua estreia na direção em 2006 com o longa metragem Pardonnnez-moi. Enquanto espera o seu primeiro filho, Violette, vivida por Maïwenn, decide presentear ele com um filme sobre a sua família. Com uma câmara na mão, ela revela a verdade e os segredos da família, confrontando sua mãe, suas irmãs, uma jornalista velha conhecida de sua mãe, e finalmente o seu pai.


Já em Cannes fez parte da seleção Oficial com seu filme Polisse (2011), onde arrematou o prêmio do júri na e apresentou o filme no decorrer do ano em festivais como San Sebastian, Tribeca, Estocolmo. No César Awards de 2012, a maior premiação do cinema francês, o longa foi indicado a 13 categorias e venceu em duas: a de melhor edição e de melhor e a de atriz mais promissora. No festival francês Lumière, em Lion, ela recebeu o premio de melhor direção naquele ano. Quatro anos mais tarde, a realizadora volta a seleção Oficial de Cannes com o filme Mon Roi (Meu rei) que rendeu a Emmanuelle Bercot, o prêmio de melhor atriz.


A realização cinematográfica de Maïwenn faz um mergulho na realidade, partindo livremente da sua própria vida para moldar as suas personagens e tramas. No centro do seu trabalho estão a busca de identidade, auto-construção e família num sentido vasto. A abertura do festival será transmitida pela France Telévisions e na rede social Brut na terça feira, 16 de maio


O 76º festival de Cannes acontece de 16 a 27 de maio de 2023.





bottom of page