O cineasta e artista Harmony Korine vai receber o prêmio Leopardo de honorário no festival de Locarno que acontece de 2 a 12 de agosto de 2023. Dois filmes serão exibidos no evento: Gummo (1997) e Spring Breakers (2012), escolhidos pelo próprio artista. Ele também terá um encontro em forma de conversa com o público do festival que acontece no dia 12 de agosto.
Um dos cineastas mais influentes e inovadores de sua geração, Korine cultivou uma prática artística multidisciplinar que resiste à categorização e é admirado internacionalmente pela improvisação, humor, repetição, nostalgia e poesia que permeiam de sua produção. Deliberada e errática é o obra do realizador, que borrando as fronteiras entre o "alto" e o "baixo" de maneiras que simultaneamente atraem e repelem os espectadores com sua atmosfera hipnótica e de outro mundo.
O artista ganhou destaque depois de escrever o roteiro do filme Kids (1995), dirigido por Larry Clark, que retratava 24 horas na vida de um grupo de adolescentes que viviam na cidade de Nova York durante a crise da AIDS. Seu próximo projeto e sua estréia na direção, Gummo (1997), conta a história de dois adolescentes marginalizados que perambulam por uma pequena cidade de Ohio devastada por um tornado. O filme recebeu menção honrosa do FIPRESCI (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) em Veneza.
Em 1998, ele dirigiu seu primeiro videoclipe para a música Sunday, do Sonic Youth, estrelado por Macaulay Culkin, e no mesmo ano publicou seu primeiro romance, A Crack-Up at the Race Riots. Em Julien Donkey-Boy (1999) o protagonista foi Werner Herzog. Ele era o patriarca de uma família desequilibrada. Oito anos mais tarde, ele dirigiu Mister Lonely (2007), sobre um imitador de Michael Jackson que vive uma vida solitária em Paris. Dois anos mais tarde, Korine escreveu e dirigiu Trash Humpers (2009), seguido por Spring Breakers (2012) e The Beach Bum (2019), estrelado por Matthew McConaughey.
O Leopardo de Honra do Festival de Cinema de Locarno já foi concedido a cineastas como Manoel de Oliveira, Bernardo Bertolucci, Ken Loach, Jean-Luc Godard, Werner Herzog, Agnès Varda, Michael Cimino, Marco Bellocchio, John Waters e, em 2022, Kelly Reichardt. Desde 2017, o Pardo de Honra tem sido apoiado pela rede de loas Manor em uma uma parceira com o festival.