Something you said last Night, de Luis de Fillippis, vai abrir a 20ª edição do IndieLisboa Festival Internacional, que acontece de 27 de abril até 5 maio. O evento mostra basicamente trabalhos que se encontram fora do radar regular de exibições de filmes moldada pela produção e exibição dominante. O longa de Filippis ganhou o Change Maker Awards em Toronto, onde fez estreia mundial e o San Sebastian Awards na Espanha.
O trabalho da realizadora trata de dinâmicas familiares. Ren ( Carmen Madonia) parte em férias com seus pais e sua irmã (Paige Evans). Longe de esteriótipos, o trabalho expõe o desejo contraditório de ser independente de uma jovem em um obra com elementos de road film, regada a sol forte, bebida, embaraços de férias em família e até micro e macro violências que atingem a protagonista, uma jovem trans num espaço conservador. O filme está em competição internacional.
IndieLisboa é destinado aos profissionais de cinema e exibe obras que por vezes nem entram em circulação nos cinemas. O festival se propõe a ser ponto de encontro global da indústria cinematográfica com venda de ingressos ao público em geral. Os trabalhos selecionados são de cineastas emergentes ou já consolidados, mas que estão no primeiro, segundo ou terceiro longa.
O evento tem seis mostra competitivas: Internacional, nacional, silvestre (destinado aos jovens realizadores e autores já conhecidos, mas que rejeitam formulas), Novíssimos (de trabalhos portugueses, algumas vezes produzidos em ambiente escolar), IndieMusic (produções em conexão com a música mergulhadas em contexto histórico, político e cultural) e IndieJunior (dedicada ao público juveni)l. Não sessões não competitivas estão retrospectiva, director's cut que faz um mergulho na memória do cinema, Boca do Inferno, as famosas sessões da meia-noite com temas tabu, com filmes desconcertantes e sessões especias.
Sob os holofotes da retrospectiva desse ano está o surrealista filmmaker Jan Švankmajer, conhecido por suas animações stop motion e seus longas metragens. Ele é tido com influência em uma série de realizadores como Terry Gilliam e Brothers Quay. Entre curtas e longas serão exibidos 27 trabalho do diretor checo no festival.
The Adults, de Dustin Guy Defa, exibido no último Berlinale, encerra o festival. No elenco estão Michael Cera (Scott Pilgrim contra o mundo, 2007), Sophia Lillis (It, 2017) e Hanna Gross (Her Smell, 2018). O filme foi extremamente elogiado na ultima edição do festival alemão em fevereiro.
The Adults vai encerrar o festival.