A mais nova produção de Luca Guadagnino, Challengers, vai abrir o 80º Festival de Cinema de Veneza em 30 de agosto de 2023. O trabalho é protagonizado por Zendaya e co-estrelado por Josh O'Connor (La Chimera (2023), de Alice Rohrwacher) e Mike Faist (West Side Story (2021), de Steven Spielberg).
Guadagnino é frequente em Veneza. No ano passado, ele exibiu Bones and All (2022), com o qual recebeu Leão de Prata pela direção. No elenco estão Timothée Chlamet e Taylor Russel que foi agraciada com o prêmio de melhor ator ou atriz jovem. Ainda em Lido, o diretor fez as estreias de I am Love (2009), A Bigger Splash (2015) e Suspiria (2018). Esse último é remake de Dario Argento de 1977.
"Com uma mão leve e uma autoconfiança esportiva, Guadagnino não impõe limites à sua energia criativa nesse filme, pois trata de temas como amor, amizade e rivalidade masculina, e dá vida a um filme cativante e comovente, cheio de ironia, sensualidade e boa índole", disse o diretor do festival Alberto Barbera. "Cinema em sua forma mais pura", acrescentou.
Zendaya é uma ex-prodigio do tênis Tashi Duncan, que se tornou treinadora. Seu marido Art, vivido por Faist, abarca um série de derrotas. Ele participa de uma competição, na qual precisa enfrentrar Patrick (O'Connor) seu ex-melhor amigo e ex de Tashi. Ao que tudo indica o trabalho terá um triângulo amoroso e levando em consideração os trabalhos do diretor de Call my by your name (2017) terá elementos queer.
Challengers tem roteiro assinado pelo americano Justin Kuritzkes e é produzido por Amy Pascal, Guadagnino, Zendaya e Rachel O'Connor. Os produtores executivos são Bernard Bellew, Lorenzo Mieli e Kevin Ulrich.