Betânia, do diretor Marcelo Botta foi selecionado para a mostra Panorama nno festival de CInema de Berlim. Depois de perder o marido, a parteira Betânia, de 65 anos, é convencida por suas filhas a deixar sua remota aldeia. A parteira se muda para perto das dunas de areia dos Lençóis Maranhenses, no norte do Brasil, e ousa recomeçar a vida.
O longa é estrelado Ulysses Azevedo, Nádia D’Cássia, Caçula Rodrigues, Michele Cobral, Tião Carvalho, Rosa Ewerton Jara, Vitão Santiago, Anouk Mulard, Caiçara Vibration e Tim Vidal. Geralmente a mostra Panorama tem como tradição exibir diversos filmes brasileiros.
Já na mostra Generation Plus 14, foi selecionado curta-metragem Lapso, de Caroline Cavalcanti. Dois jovens da periferia de Belo Horizonte, Brasil, se conhecem enquanto prestam serviços comunitários. Sua experiência compartilhada de repressão do Estado lentamente os aproxima.
Em anos pré pandêmicos o Brasil chegou emplacar de 19 filmes no festival alemão. A seleção ainda não está completa e ainda é possível que alguns títulos brasileiros sejam exibidos na capital alemã.
O Festival de Cinema de Berlim acontece de 15 a 25 de fevereiro de 2024.