O 76º Festival de Cinema de Cannes ainda nem começou, mas a programação já tem animado a imprensa. Parece que Cannes está volta no circuito como era de um período pandêmico. Vinhos r já estão a postos para atingir a temperatura ideal. O carpete vermelho está sendo desenrolado, mas nem só de glamour sobrevivem os festival. Celebridades também fazem parte, mas ao que tudo indica o festival está fazendo a ligação de casa e quebrando recordes (que ainda dá para melhorar): são sete diretoras em competição.
Embora os trabalhos ainda não tenham estreado, já tem uma listinha do que deve badalar o ano.
O australiano Warwick Thornton desembarca no festival francês com The New Boy. Um menino aborígine órfão de 9 anos de idade chega na calada da noite a um mosteiro remoto dirigido por uma freira renegada, papel de Cate Blanchett. Ela também assina a produção do filme. O longa se equilibra entre conflitos espirituais e luta por sobrevivência. O trabalho de Thornton traz nova perspectiva sobre o cinema feito com e por indígenas.
O rapper e realizador belga com ascendência congolesa Baloji faz sua estreia em longas de fiçção de Omen, na mostra Un Certain Regard. Seu filme é recheados de personagens que são considerados bruxos e feiticeiros. Eles encontrarão uma maneira de se ajudar em sua tarefa em uma África fantasmagórica. No elenco estão Marc Zinga (The Mercy of the Jungle, 2018) e Eliane Umuhire (Birds Are Singing in Kigali, 2017). A Memento Internacional adquiriu os direitos globais para representar o filme. É esperado que o trabalho atinga um uma trajetória em festivais de cinema e atingir um maior público.
How to have Sex, debute da diretora inglesa Molly Manning Walker, que tem vasta experiencia na câmera. O filme conta a história de três pessoas que lutam com a pressão de seus pares na decisão de fazer (ou não.) Ela apresentou Good Thanks, You? (2020) , seu primeiro curta-metragem na 59ª Semana da Crítica. O curta tem como foco as burocracia e dificuldades que vitmas de abusos passam e a luta para transmitir o indescritível para seus familiares.
John Glasser apresenta na Croisette The Zone of Interest. Um oficial nazi se apaixona pela mulher do comandante do campo de concentração de Auschwitz. . Os fãs do celebrado diretor e seu (aclamado por muitos como um dos melhores filmes do século) Under the Skin, com Scarlett Johansson, está em competição.
Strange Way of Life, de Pedro Almodóvar, estrelado por Ethan Hawke e Pedro Pascal. Um homem vai visitar o Xerife Jake (Hawke) . Vinte e cinco anos antes, tanto o xerife como Silva (Pascal), o rancheiro que cavalga para o conhecer, trabalharam juntos como pistoleiros contratados. Silva visita-o com a desculpa de se reunir com o seu amigo da sua juventude, e eles celebram de fato do encontro, mas na manhã seguinte o Xerife Jake diz-lhe que a razão da sua viagem. O trabalho é uma resposta ao Brokeback Mountain (2005), dirigido por Ang Lee.
Em May/December, Todd Hannes têm Nathalie Portman, Rooney Mara e repete a parceria comm Julianne Moore que atuou em Safe (1995), Far from Heaven (2002) e Wonderstruck (2017). Vinte anos após o seu notório romance em um jornal ter tomado conta da nação, um casal se vê sob pressão quando uma atriz chega para fazer pesquisa sobre o seu passado para um filme.
Já se comenta que Firebrand, do único brasiliero em competição pela Palma de Ouro, Karim Aïnouz , com Jude Law no papel de Henrique VIII e Alicia Vikander no papel da sexta esposa do rei, Katherine Parr é um forte candidato ao Oscar e, que terá uma vida longa nas salas de cinema e nos circuitos de festivais. O longa é baseado no romance histórico de estreia de Elisabeth Fremantle.
Uma professora, vivida pela atriz Mia Wasikowska, aceita um emprego numa escola de elite e forma uma forte ligação com cinco alunos - uma relação que acaba por tomar um rumo perigoso. Club Zero, de Jessica Hausner, é um filme sobre comida. Com Little Joe (2019), exibido também, em competição em Cannes, a protagonista Emilly Beechman foi premiada por sua performance.
Occupied City, de Steven MCQueen, é um documentário sobre Amsterdã sob ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1940 e 1945 e será exibo em uma sessão especial.
Kleber Mendonça Filho, em seu documentário Retratos Fantasmas, mostra uma cidade Recife como espaço histórico e humano. Ele desenvolve a narrativa através dos cinemas que funcionaram como espaços de convívio duante o século passado. Filme exibido também em sessão especial. O cineasta foi membro júri em Cannes no ano de 2021, quando o festival aconteceu em julho em decorrência pandemia.
A abertura do festival fica por conta de Janne Du Barris, de Maïwenn, estrelado por Johnny Deep no papel de Luis XV e co-estrelado pela diretora. Exibidos fora de competição estão o novo western Killers of the Flower Moonde Martin Scorsese, estrelado por Jesse Plemons e com Leonardo de Caprio, Robert De Niro no elenco e o retorno de Indiana Jones ao festival.
O festival de Cannes acontece de 16 a 27 e maio de 2023.